terça-feira, 8 de março de 2016

OXENTE BICHIM: O 1º FESTIVAL ESTUDANTIL DE ARTE E CULTURA SERÁ EM OUTUBRO?

OXENTE BICHIM: O 1º FESTIVAL ESTUDANTIL DE ARTE E CULTURA SERÁ EM OUTUBRO?
Com a participação de 5 municípios e 6 instituições, a articulação do 1º Festival Estudantil de Arte e Cultura da Paraíba aprovou a criação de uma entidade guarda-chuva para realiza-lo em outubro
A reunião da articulação do 1º Festival Estudantil de Arte e Cultura da Paraíba aconteceu no último domingo (06/03) em forma de café da manhã, no restaurante a Sacada em Camboinha II e contou com a participação de sete entidades não governamentais de cinco municípios dos oito onde costuma-se realizarem festivais estudantis, na sua maioria nas áreas de teatro, musica e dança.
Além da participação a contento das organizações ligadas às áreas, o evento recebeu apoio do Centro de Artes do Estado da Paraíba - CEARTE, e mais três apoios foram anunciados por telefone, o do presidente da Federação dos Trabalhadores em Serviços Públicos no Estado da Paraíba, Fernando Borges; do presidente Federação das Entidades não Governamentais da Paraíba, Marcelo Lima; e do diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Públicos, Mario Tourinho. Informação foi do professor Jaêmio Carneiro, um dos coordenadores da articulação.

Deliberações:
Entre as deliberações da reunião intermunicipal da articulação do 1º Festival Estudantil de Arte e Cultura da Paraíba três se destacaram:
A primeira foi a criação de uma entidade guarda chuva que poderá vir ser denominada de União das Entidades de Arte e Cultura da Paraíba objetivando não só a realização do festival, como também, tornar-se um fórum permanente de debates sobre a arte e a cultura no âmbito do estado, iniciando os debates com a aprovação pelo Senado Federal do dispositivo que altera o § 2º do art. 26 da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, para instituir no ensino de Artes a obrigatoriedade da Música, das Artes Plásticas e das Artes Cênicas.
Já a segunda E, a decisão da realização do festival para o mês de outubro de 2016, em razão do PL Nº 479/2015, de autoria do deputado Jutay Meneses, propondo a realização da semana estadual de arte cultura e o dia da literatura para o mesmo mês, já aprovado pela Assembleia Legislativa aguardando sanção do Governado do Estado.
A terceira deliberação refere-se quanto a ampliação para, escolas, grupos, e ou, estudantes universitários, que também entrará na pauta da  próxima reunião, quando deverão estar presentes representantes dos Munícipios de Souza, Cajazeiras e Sapé.

Novas reuniões
Duas novas reuniões foram marcadas para dá continuidade ao projeto do 1º Festival Estudantil, e da União das Entidades de Arte e Cultura do Estado da Paraíba.
A próxima reunião acontecerá no terceiro sábado de março (19/03), as 14h00 no Município de Bayeux e terá como anfitrião a Associação dos Amigos da Cultura de Bayeux. Neste encontro será definida a ampliação para o setor universitário, a aprovação do(s) regimento(s) do festival, e a formação das coordenações de áreas (teatro, dança, musica etc.).
Já a reunião seguinte acontecerá no Município do Conde no primeiro domingo de abril (03/04). O evento terá como anfitrião a (ASCUMAM) e deverá servir para resolver as pendencias existentes, a exemplo da aprovação da programação e a legalização da entidade guarda chuva.

Presença
Estiveram presentes representantes dos movimentos artístico cultural dos Municípios de Cabedelo, João Pessoa, Conde Santa Rita e Bayeux. Entre os participantes encontravam-se: Carlos Lima (Carlinhos), Laerto Oliveira, Welton Cardoso, Damião Albuquerque, Marcia Rodrigues, Antônio Tourinho, Brilabio Lacerda, kássio Ferreira e Jaêmio Carneiro.
  Fonte: Equipe Digital do BCV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário