sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Cabedelo



Esquema político eleitoral de Cabedelo é derrotado nas urnas, e movimentos sociais comemora a vitória de Estela Isabel: “O povo está aprendendo a votar”. Afirma porta voz da Rede de ONGs.


“Mesmo com derrame de dinheiro na compra de votos que resultou na detenção de dois legisladores mirins durante a eleição (05/10), os vereadores Belmiro Mamede (Bel) e Lúcio José, a abordagem pela PM do líder do governo na Câmara Municipal Marcio Bezerra, e isto sem falar da perseguição pela policia do vereador e candidato a deputado, Arthurzinho Cunha Lima, um nome de família politica tradicional que busca a hegemonia da politica paraibana com candidaturas em praticamente todos os níveis, inclusive, ao Governo do Estado, mesmo com tudo isto e muito mais, o esquema politico do prefeito Leto Viana, que contou com seis vereadores e diversas lideranças politicas, a maquina administrativa municipal, 1.220 cargos comissionados que custa aos cofres públicos mais de 2,5 milhões/mês, mais de mil títulos transferidos e muito dinheiro para campanha, não conseguiu mais de 2. 544 votos, e por não ter atingido a votação esperada em Cabedelo não conseguiu ser eleito deputado estadual”.  Destacou o professor Jaêmio Carneiro porta voz da Rede de ONGs SOS Cabedelo.
“Enquanto, o esquema politico do prefeito Leto, que foi contra a construção do Shopping Pátio Intermares, articulação esta, liderada na Câmara Municipal pelo vereador Arturzinho Cunha Lima, e, portanto, deve ter tido o apoio financeiro do grupo empresarial do Shopping Manaíra, mas, mesmo assim, a candidatada dos Movimentos Sociais que fez campanha franciscana, quase que no cochicho, ou seja, no famoso marketing do boca a boca, conseguiu 1. 390 votos, e o melhor, foi eleita deputada estadual com 34.929 votos, constituindo-se na segunda mulher mais votada no Estado da Paraíba, perdendo apenas para Danielle Ribeiro irmã do ex-ministro, Agnaldo Ribeiro”. A explicação foi do professor Jaêmio Carneiro, ao comentar a magnânima vitória dos movimentos sociais e a derrota do prefeito e do seu grupo politico e econômico, denominado pela REDE de inimigos do povo.
O professor Carneiro, ainda explicou que está sendo elaborado um estudo detalhado pelo IPOP – Instituto de Opinião Publica por solicitação da REDE para a elaboração de avalição do momento histórico para possível publicação, sobre a derrota do poder politico e econômico dos “inimigos do povo e de Cabedelo” e a vitória dos movimentos sociais e consequentemente do povo cabedelense. E enfatizou, “O eleitor está atingindo um novo nível de consciência, ou seja, o povo está aprendendo, não só a votar, como também que é poder e pode intervir no processo decisório dos Poderes Públicos”.
 “E um processo lento, a tomada de consciência coletiva, mas, acredito que irreversível”. E foi mais além, o professor Carneiro, “há algum tempo atrás, principalmente, na zona rural, o cidadão matava sua última galinha para dá almoço ao deputado que o honrava com sua presença, com um tempo aprendeu que para matar uma galinha para almoço do seu possível candidatado, este teria que lhes oferecer dez galinhas. É que após anos ele (a) aprendera que nada mudava ao seu redor, exceto pelos da família do eleito que se multiplicam como candidatos e os que eram bem mais chegados dele, e assim passaram a ser ‘mais espertos’ e veio a era do toma lá dê cá, ou seja, a compra do voto.
“Agora um novo nível de consciência coletiva começa a se estabelecer no Município de Cabedelo, e a Rede de ONGs teve sem dúvida uma grande participação neste processo destaca o professor Carneiro. Se observarmos o resultado eleitoral do grupo do prefeito Leto Viana, ou seja, 2. 544 votos, porém com seis vereadores com condições trabalhando, 1.220 cargos comissionados, mais de mil títulos transferidos, e o derrame de favores e dinheiro antes e durante a campanha eleitoral podemos afirmar que o povo pegou o dinheiro e não votou no candidato que queria comprar o seu voto, pois, quem compra voto é porque não o conquista, e portanto, não merece ganha-lo”. Finalizou Carneiro.
Fonte: Equipe Digital do blog Cabedelo e a Verdade

TSE determina que o Instituto Sensus forneça dados de pesquisa para presidência divulgada pela Revista Isto É. após, coligação de Dilma alegar irregularidades.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas, precisamente, o ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, determinou que o instituto Sensus dê à candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, e à coligação Com a Força do Povo o acesso a informações sobre a coleta de dados da última pesquisa de intenção de voto divulgada no dia 11 de outubro pela revista Isto É. De acordo com o TSE, a coligação e Dilma solicitaram “acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados da pesquisa de opinião”.
Não foi determinado um prazo para o fornecimento dessas informações. Na decisão, Carvalho Neto determina que a Sensus permita o acesso aos dados solicitados, preservando, no entanto, a identidade dos entrevistados.
Dilma e a coligação fizeram o pedido com base em “supostas irregularidades na referida pesquisa”. Entre elas, estão a falta de identificação da fonte dos dados estatísticos e o “superdimensionamento” do percentual de entrevistados com nível superior.
À Agência Brasil, a IstoÉ explicou que fez uma parceria com a Sensus, por meio da qual cabe à revista apenas divulgar os resultados obtidos nas pesquisas eleitorais da empresa. Procurada pela reportagem, a Sensus não retornou as ligações até o fechamento da matéria.
Fonte: iG Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário