domingo, 19 de outubro de 2014

CABEDELO

          Mais uma vitória do Povo de Cabedelo!
        
“Em fim o Ministério Público obrigou a Leto construir os abrigos nas Paradas de Ônibus”. Afirma Darloza Braga da Rede SOS Mulher Cabedelo

Após diversas manifestações públicas, coleta de assinaturas, construção de abrigos de palhas na BR 230, entre outras, promovidas pela Rede SOS Mulher, que diferentemente das outras instituições da mesma natureza participa mais ativamente dos movimentos sociais de forma generalizada promovendo a melhoria da qualidade de vida da mulher e de sua família no contexto sócio - econômico - cultural, em reunião realizada neste sábado entre as coordenadoras das Comadres de Cabedelo, a fisioterapeuta, Darloza Braga informou que os movimentos sociais e povo cabedelense haviam conquistado mais uma vitória, desta vez, graças à provocação oficial efetivada pela Rede de ONGs ao Ministério Público, quando dá Caminhada a Justiça em Maio deste ano. “Em fim, após anos no sol e na chuva num município que tem a 3ª maior arrecadação do estado, teremos a construção pontos de embarque e desembarque” ressaltou Darloza.

Segundo ainda, Darloza Braga, a consolidação da conquista, ou seja, a decisão do poder público de construir o equipamento comunitário se deu, após reunião/audiência no Ministério Público entre Município e o DER para tratar da mobilidade urbana. Darloza ainda explicou que, a Prefeitura de Cabedelo deve apresentar, no prazo de 30 dias, mapa contendo os pontos de embarque e desembarque das linhas municipais e intermunicipal existentes no município. A medida faz parte de um termo de ajustamento de conduta firmado pelo Ministério Público da Paraíba com a Prefeitura Municipal e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB) para cumprimento da Lei de Mobilidade Urbana (Lei Nº 12.587/2012).

Uma reunião do Colegiado da Rede de ONGs SOS Cabedelo deverá acontecer ainda esta semana por solicitação da Rede SOS Mulher para avaliar ás 18 petições/denuncias encaminhadas ao Ministério Público, quando da Caminha a Justiça.


“Já estamos colhendo os frutos da Caminhada a Justiça. Conquistamos mais uma vitória, e é do Povo”. Ressalta porta voz da REDE ao se referir as petições/denuncias entregues ao Ministério Público
 
Não foram apenas, os pontos de embarques, que conquistamos, e sem duvidas, no que se refere a esta luta especifica, as comadres da REDE, ou seja, a Rede SOS Mulher teve uma importância fundamental, foram meses de luta, onde está incluso diversas formas de manifestações desde abaixo assinado, construção de abrigos de palha na BR 230, a entrega de petição ao Ministério Público, quando da entrega de outras mais 17 petições/denuncias, por representantes das ONGs e Movimentos Populares, que fazem parte da Rede de ONGs SOS cabedelo, a exemplo do site de transparência da Prefeitura Municipal que hoje funciona de forma completa (receitas e despesas).
Foram 18 documentos entregues ao Ministério Público, quando da Marcha da Justiça realizada em Março pela Rede de ONGs SOS Cabedelo, e algumas respostas de alguns das promotorias já chegaram a nossas mãos e acreditamos que até dezembro, quando, quando estamos preparando uma segunda versão da Caminhada a Justiça elaboramos uma avaliação final da nossa luta com base na provocação da REDE ao MP.
O porta voz da REDE confirmou que a Rede SOS Mulher com cadeira no colegiado solicitou uma reunião geral do Colegiado, e que foi atendido restando apenas definir data.   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário