sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

HEXA EVENTO DOS MOVIMENTOS POPULARES E SOCIAIS QUE ACONTECERÁ ESTE DOMINGO(19) EM CABEDELO TERÁ COMO TEMA CENTRAL: O DIREITO DO CIDADÃO E AS OBRIGAÇÔES DO PODER PÚBLICO

Com uma programação, que terá inicio com a Agenda 21, e por demais ecléticas, já que, serão eventos distintos, e alguns de forma simultânea, a exemplo, dos eventos Construindo o Fórum Metropolitano da Mulher e Juventude Presente, os quais acontecerão, após a realização do 2º Encontro Municipal dos Movimentos Sociais e Populares de Cabedelo, com inicio previsto para as 9h00, o hexa evento dos movimentos populares e sociais de Cabedelo, como vem chamado, não só pelo número de eventos, mais, também por está associado ao titulo mundial que a seleção brasileira disputará este ano, tem ainda, como destaque o 1º Encontro do Movimento Nacional de Luta por Moradia/Cabedelo que acontecerá de forma paralela, e ao seu termino, as 14h00, o ponto culminante do HEXA, ou seja, a confraternização dos que tem muito que comemorar e muito por que lutar, com o reencontro de todos os segmentos e a integração de todas as discussões realizadas.
A Promoção do Hexa: De forma inusitada, pelo menos, no município de Cabedelo, cinco articulações envolvendo 17 entidades não governamentais ligadas aos movimentos sócias com apoio da Federação das Entidades Não Governamentais do Estado da Paraíba - FENGAES, e da e Federação dos Trabalhadores em Serviço Publico da Paraíba – FETASP, e a assistência técnica da Agencia de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba - ADESPB, responsável pela implantação da Agenda 21 foi realizado um vento de tal ousadia.
As articulações envolvidas na construção do Hexa foram: Rede de ONGs SOS Cabedelo, Movimento Nacional de Luta por Moradia, Comissão de Articulação da Agenda 21, Rede SOS Mulher e com muita admiração, o Núcleo da Juventude da REDE A Programação do Hexa: Com a programação oficial a ser definida nesta sexta feira, quando se espera a confirmação das autoridades que estarão presentes, a comissão organizadora do hexa, já tem um arcabouço definido e com mais de 80% das confirmações efetivadas, até ontem (15). Agenda 21 / 4ª reunião Agenda 21 que terá inicio as 9h22, e terá como objetivo principal, apresentar o projeto e escolher os representantes dos movimentos sociais e dos movimentos populares para integrar comissão coordenadora da Agenda 21Local. Confirmados: os representantes do Governo do Estado e do Governo Federal, além da ADESPB.
II Encontro Municipal dos Movimentos Populares e Sociais de Cabedelo terá inicio, após um aparte a ser concedida a Assembléia Popular para falar sobre o Plebiscito Político, dará continuidade ao 1º Encontro Municipal realizado em outubro. Duas mesas redondas sobre os temas intervenção da sociedade no processo decisório do Poder Executivo, na qual debaterá representantes do Poder Legislativo estadual e municipal (confirmados), representantes da FENGAES E DA FETASP (confirmados) e um representante do Ministério Público local (a confirmar). Já a segunda Mesa responsável pelo debate sobre Segurança Pública terá como debatedores, Consultoria do Fórum de Segurança Pública do Estado da Paraíba (confirmado) - Comandante da 4ª Cia de Policia Militar da Paraíba (confirmado), Frente Parlaemntar de Segurança Publica da Assembléia Legislativa ( a confirmar) Representante da sociedade Civil Organizada. Além das mesas acontecerá o Painel 1º Encontro Municipal do Movimento Nacional de Luta por Moradia terá inicio as 12h50 e buscará neste evento estimular a organização e articulação da classe trabalhadora pela conquista de uma política habitacional de interesse social com reforma urbana, que garanta a universalização dos direitos sociais.
 Já estão confirmados os representantes do Movimento estadual e nacional. A 4ª Reunião da REDE Mulher, e a primeira de 2014 objetivará a criação do Fórum Metropolitano da Mulher e a elaboração da Carta Aberta da Mulher Metropolitana (petição) aos Poderes Públicos. Uma Mesa Redonda com o tema a participação da Mulher nos Movimentos Populares e Socais e o Painel A Carta de Cabedelo que culminará com o Circulo de Debates Elaborando a Carta de Cabedelo acontecerão no horário das 11h50 as 12h30, como evento paralelo. Juventude Presente - Reunião de Lideranças locais, que será realizada pelo Núcleo da Juventude da Rede SOS Cabedelo – NJ/REDE com inicio previsto para as 11h50 debaterá uma articulação da juventude cabedelense dando continuidade a 2ª Conferencia Nacional /Municipal da Juventude terá como destaque a mesa redonda sobre políticas e contará com a presença da Frente Parlamentar de Políticas Públicas para a Juventude da Assembléia Legislativa da Paraíba (confirmada) do Conselho Estadual da Juventude (a confirmar), e da Rede de ONGs (confirmado)., A Confraternização será oferecido aos presentes um churrasco com um vinho dos pampas para os que apreciam e um gelado refrigerante para os que assim preferem. Durante a confraternizações grupos de cultura foram apresentações e serão sorteados brindes..

Nenhum comentário:

Postar um comentário